segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nostalgia Insana: Donald In Maui Mallard

Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]000


Donald In Maui Mallard é um jogo de plataforma para o Mega Drive, lançado em 1996. Você nunca ouviu falar? Bom, isso é normal, pois a versão de Mega Drive só saiu na Europa, Japão e no Brasil (TecToy, eu te amava). O jogo tem versões para SNES, PC e Game Boy também, estas sim saíram nos Estados Unidos com o nome de Maui Mallard In Cold Shadow. Mas a versão de SNES é totalmente diferente (e é uma droga, IMO) e a versão de PC é um upgrade da de Mega Drive (melhores músicas e gráficos). Nunca nem vi a versão de GB, então não comento.

Não acredita que o jogo saiu por aqui? Olhe meu cartucho abaixo:

P1000397

Falando de experiência pessoal, esse jogo chegou nas minhas mãos de forma inesperada. Eu tinha o Castle Of Illusion (quem sabe a gente não fale dele em outra ocasião?) e pedi para meus pais a "continuação", World Of Illusion. Só que eles não acharam e me trouxeram Donald In Maui Mallard porque "era tudo da Disney mesmo lol". Ainda bem.


E como é o jogo afinal? Neste jogo, o Pato Donald é na verdade "Maui Mallard", um detetive super famoso. Ele vai até uma certa ilha sem nome para investigar o sumiço do ídolo Shabuhm Shabuhm, e percebe que a coisa é mais embaixo. Maui tem ao seu dispor uma arma, com quatro diferentes tipos de munição, que são representados por besouros:


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]001


  • O básico, que é um tiro verde com alcance limitado.
  • O elétrico, que não tem limite de alcance.
  • O de fogo, funciona como um tipo de bumerangue.
  • E o de bomba que... bem, é uma bomba que explode só no chão.

Tirando o básico, todos os outros tipos usam munição limitada, que é encontrada durante a fase. E é possível fazer combinações das munições:

  • Fogo + Elétrico = Bumerangue gigante elétrico.
  • Fogo + Bomba = Bomba que solta bumeraguezinhos de fogo.
  • Elétrico + Bomba = Bomba que solta tiros elétrico.
  • Todos = Bomba que mata todos os inimigos na tela.

Mas essas combinações gastam mais munição.

E isso não é tudo. Em algumas fases, é possível se transformar em ninja (wtf), sendo que a segunda fase inteira só se joga como ninja. Para se transformar em ninja, é necessário pegar simbolos "yin-yang" espalhados pela fase, e como ninja, se ganha, bem, habilidades de ninja. A transformação diminui o número de símbolos que se tem, quando eles acabarem, já era. Como ninja, não dá para usar as armas, ao invés disso Maui ataca com o bastão. Pegando moedas yin-yang vermelhas se adiciona mais um no combo de ataques sucessivos que Maui pode fazer.


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]008

Continuando com os itens, temos os seguintes itens abaixo:

  • Tesouro: Pegue uma certa quantidade para descobrir o password (Ou acesse o Gamefaqs).
  • Saco de Pó Zumbi: Pó? DORGAS. Aumenta a sua vida (de 100 vai para 120, por exemplo). Mas se morrer, perde o aumento.
  • Barra de Ouro: Só disponível em algumas fases. Te leva para a fase bônus Babalual Baby.
  • Ponche: Recupera vida.
  • Boneco Mojo: Dá um continue e só aparece na fase bônus.

Agora, sim, vamos falar das fase em si. O jogo começa bem tranquilo, as duas primeiras fases não são difíceis. Mas ao chegar na terceira... aí a dificuldade pega. Cada fase começa com um pedaço da história, que realmente me faz sentir interessado pelo que está acontecendo. Mas antes, uma historinha divertida que acompanha o manual:

"O nome é Mallard, Maui Mallard.

Eu cheguei aqui vestido de pato lavador de louça. E até que gostei. Eu entrei na jogada, agora me consumiria com minhas batatas e compraria uma passagem só de ida para o esquecimento. Era hora de rastejar para dentro de um coqueiro e esconder-me sob a sombra de um guarda-chuva. Sim, o esquecimento era meu tipo de lugar. Mas ela entrou pela minha porta e mudou minha vida.

Mas isto é o suficiente sobre ela. Vamos falar sobre você. O que você acha dela? Não, espere, sobre este diário que você tem em suas pequenas mãos. Em suas páginas você encontrará minhas anotações no Arquivo 35: O Caso do Mojo Perdido. Acredite em mim, tudo que eu escrevi aqui é tão verdade quanto o céu é azul, a grama é verde e seus cabelos carregam o leve aroma de refrescantes ventos florais... oh, desculpe.

Então, enquanto me preparo para subir a bordo de um navio que me leve para longe do pesadelo que tem sido minha vida, dou uma última olhada através desta cozinha e recordando os frios e ferozes inimigos que tive que enfentar. Dos maus MudDrakes (Patos da Lama) e seu gigante GodFrog (Deus Rã) ao Witch Doctor (Doutor Bruxo) e suas poderosas mojo palavras mágicas. Eu não entendo como um rapaz agoniado como eu, desejaria que este lugar que era um sonho virasse verdade. Talvez eu dê mais uma volta..."


Agora sim, falemos das fases. Antes de cada fase se tem uma pequena parte da história que eu coloquei traduzida aqui (Gamefaqs rlz):

The Mojo Mansion

Shabuhm Shabum, um ídolo Mojo podero protegeu esta ilha por séculos. Nesta noite o ídolo sumiu. Ultima vez visto na... Mansão Mojo.


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]003

Fase mais fácil do jogo, uma mansão "tranquila" com aranhas, peixes estranhos e algumas armadilhas simples. O chefe aranha gigante é derrotado facilmente pela combinação Fogo e Eletricidade.

Ninja Training Grounds

Aranhas metálicas gigantes? Mordomos fantasmas rastenjantes? Esta coisa pode ser mais complicada do que qualquer poderia adivinhar. Talvez seja a hora de trocar de uniforme...


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]006

Essa daqui também é tranquila, e como o nome diz, é basicamente um treinamento. A fase inteira se joga como ninja, e só tem uma parte "complicada". Perto do final é necessário executar uma "corrida rápida" que é feita apertando A e para frente duas vezes. Enquanto está sendo perseguido por uma bola de fogo flamejante. Sem experiência é fácil morrer aqui.

Muddrake Mayhem

No coração mais negro da ilha vive um bando de pequenos guerreiros. Que sempre carregaram uma tocha por Shabuhm Shabuhm. Eles provavelmente gostariam de ter um Maui empalhado na parede deles...


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]010

Aqui que o negócio começa a ficar difícil mesmo. Os MudDrakes são um pé no saco, e junte eles ao um bando de vespas insuportáveis que eles se tornam uma combinação irritante de se matar. Aqui já se mistura a parte ninja com a normal.

The Sacrifice Of Maui

Uma aliança com os MudDrakes foi forjada. Não. Os MudDrakes tem um costume. Se você sobreviver ao coliseu deles, eles te concedem a honraria suprema.



Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]011

Maldito vulcão. A fase é tranquila até se derrotar o chefe. Mais depois dele tem que escapar da lava subindo do vulcão enquanto transformado como ninja. E AI COMEÇA A DOR. Ficar pegando nos "cristais" para subir exige paciência e precisão que a fase te tira COM A MALDITA LAVA SUBINDO.

Test Of Duckhood

Falas da pata gostosa:

"Maui, eu estava errada sobre você. Você respondeu todos os testes de grandiosidade que podem ser pedidos de um pato. Mas agora, você precisa fazer as pazes com os MudDrakes, pois somente eles sabem o verdadeiro caminho para Shabuhm Shabuhm. Você precisa passar no ritual de provação deles."


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]014

Mais MudDrakes e vespas. Mas com menos dor de cabeça. Tem umas sessões onde se segura com essa corda estranha que essa que se vê na imagem acima. Quanto mais esticada, mais alto se sobe ao soltar. O problema aqui é o chefe, ficar pendurado nessa corda jogando bombas na boca de um sapo gigante não é lá muito fácil.

The Flying Duckman

Falas do chefe dos MudDrakes:

"Grande guerreiro, você apaziguou o objeto de nosso terror e reverência... o Sapo. Em gratição eu digo que somente Quackoo, nosso chefe mistico, pode predizer... a locação do ídolo desaparecido Shabuhm Shabuhm. Porém, Quackoo está morto. Seus restos dormem no fundo do mar..."


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]016


Debaixo da água. Com barris de dinamite que explodem o navil aos poucos. Caiu na água morreu. E Maui fica "flutuando" e precisa usar o impulso das armas para poder ir mais rápido. FORMULA DO SUCESSO PARA DIFICULDADE

Realm Of The Dead

O espirito de Quackoo está sem descanso. Não é assim com todos? (Apelando pra tradução mais livre...). Somente o levando para seu lugar de descanso final... que Shabuhm Shabuhm pode ser finalmente localizado.


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]018


Vocês estavam achando o jogo difícil? Não se preocupem!

ESSA FASE É MUITO MAIS DIFÍCIL FHJAFHAJFHAJF. Junta todos os elementos de frustações mor (cristais para se pendurar e flutuação) com buracos de morte súbita e inimigos zumbis que precisam de mil tiros pra morrer. Ah sim, além da ultima sessão da fase, onde tem que se proteger um frasco com olhos bizarro dos inimigos que vem voando enquanto se sobe uma torre com auto-scrolling. Caia ou deixe que o frasco seja levado que você morre. FFKAFJAKFJAKF. Demorei MUITO pra passar essa fase, MUITO.


The Mojo Stronghold

Falas da pata gostosa:

"Quackoo revelou onde está Shabuhm Shabuhm. Mesmo agora, o Doutor Bruxo deseja conjurá-lo na tempestade... numa tentativa vil de usar sua energia mojo. Maui, você virou um verdadeiro ninja. Não precisa mais do poder Yin Yang para se transformar. O destino desta ilha está em suas mãos... agora mesmo na... Fortaleza Mojo"

Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]022

Só um chefe. Meio complicado, mantendo o nível, mas qualquer coisa depois do reino dos mortos é tranquilidade. Tem duas partes. Uma onde é necessário atirar nele com a munição que se encontra espalhada e outra onde se luta como ninja.

E ai o jogo acaba. E então o que tinha de tão importante esse maldito ídolo?


Donald Duck in Maui Mallard (A) [!]024

Ele era... um...

FRIGOBAR. CMOFAS/
E aí fim! Já dei spoiler de mais (tem um poquinho mais no final) mas o jogo ainda fala para gente esperar para uma próxima aventura de Maui, que infelizmente nunca aconteceu. Bom, no final das contas é um ótimo jogo, mas com um fato de dificuldade muito alto. Se você não confia nas suas habilidades de plataforma é melhor não chegar perto desse jogo. Caso contrário, vá fundo, não se arrenpederá.

Um comentário:

  1. Review fodástico. Há muito tempo tenho esperado textos brazucas sobre este que é um dos melhores e menos conhecidos jogos do Donald.

    Eu também ganhei o cartucho brasileiro do game na época. Até hoje ele não foi dumpado! E olha que há diferenças entre essa versão e a européia.

    ResponderExcluir