sábado, 29 de janeiro de 2011

Artigo: Sonic the Hedgehog: a história no mundo dos games - Parte 1

Ah, o nosso querido ouriço azul! Tenho certeza que o pessoal da velha guarda dos games lembra de que escorriam lágrimas pelos rostos quando jogaram esse jogo pela primeira vez né?
Sim, de fato o jogo revolucionou o gênero plataforma no início da década de 90. Fases coloridas, velocidade, ação, aventura, enfim, todos aqueles momentos mágicos que prendiam você na frente da sua TV de tubo.



Para falar mais sobre o surgimento do rato de gel, é preciso entender mais sobre o primeiro console que ele apareceu, o Mega Drive (Ou Genesis nos EUA). O Sonic surgiu com um propósito: mostrar que o Mega Drive(SEGA) era Superior ao Super NES(Nintendo). O Mega Drive surgiu cerca de dois anos antes do SNES. Seu concorrente anterior era o NES (Nintendinho para os mais íntimos). Óbviamente o Mega Drive era superior ao NES pelo simples fato de ser o PRIMEIRO console de 16 bits da história dos consoles de 16 bits, enquanto o NES era apenas 8 bits. Além disso, a SEGA ganhou parceria de softhouses como Eletronic Arts, Konami, Capcom, Namco, entre outras, o que rendeu ótimos jogos para o console. A Nintendo estava se saindo bem com o seu 8 bits mas saia que não conseguiria dar conta da situação por muito tempo e corria o risco de receber um FATALITY da $EGA. Mas aí dois anos depois foi lançado o Super NES (Super Nintendo), O console de 16 bits da Big N. O SNES possuía especificações melhores do que o Mega Drive em quase tudo. Os Gráficos, as cores, os sons. A SEGA estava ganhando um bom adversário. A vantagem que o Mega Drive levava sobre o NES, era no processamento, o Mega ainda era mais rápido. A Nintendo tinha como mascote e principal fonte de $$ o Mário. Então um japa chamado Hayao Nakayama organizou uma equipe estratégica para analizar o encanador bigodudo. “Porque ele faz sucesso? Qual o segredo? E aí PÁ!!!! Fazer um jogo com um personagem diferente do Mário, oposto do Mário, MELHOR do que o Mário. A SEGA tinha o Alex Kidd como mascote do Master System. Mas não fazia o sucesso que o encanador bigodudo tinha.

Várias propostas então surgiram. Algumas foram até utilizadas mais tarde como o Ristar e o Toe Jam e Earl. A proposta vencedora foi de um outro japa chamdo Yuji Naka. Ele ao lado de Naoto Ōshima e Hirokazu Yasuhara apresentou um personagem que pudesse mostrar que o Mega Drive era mais rápido do que o SNES. Era um ouriço rápido que podia se transformar em uma bola para atingir os inimigos. Ele era azul em homenagem à SEGA cujo logo também é azul. Era SONIC THE HEDGEHOG. 



O personagem era famoso tanto no oriente como no ocidente. O mundo amava Sonic. Os gráficos coloridos e a velocidade do ouriço deixavam os jogadores deslumbrados. Os loopings deixaram todos, incluindo o Mário e a galera da Nintendo, de queixo caído. Tinha uma história simples: Sonic precisava salvar a floresta e seus amigos animais do Dr. Robotnic. Pronto! Uma história simples que nos trazia uma importante mensagem. Mensagem que só o Greenpeace está tentando seguir. Mas tudo bem né seus poluidores e matadores? 



Sonic provou o poder do Mega Drive e disputava o trono de herói dos games com o Mário. A continuação dessa emocionante aventura você confere na segunda parte desse artigo que virá em breve! ^^

Obs: Se copiar, não plagie. Cite a fonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário